Acentos e Novo Acordo

A escrita segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico causa muitas dúvidas. Foram feitas várias alterações, sendo uma delas um dos assuntos que já tenho vindo a abordar: os acentos gráficos. Há palavras que perderam o acento e outras em que o uso do mesmo é facultativo. Neste artigo, explico-te o que muda obrigatoriamente e, das facultativas, quais são a melhor opção e o porquê.

Palavras que perdem o acento gráfico 

Quem está atento já sabe que o para (ou pára, na anterior grafia) foi umas das alterações. No entanto, não foi a única. 

Palavras graves com o ditongo tónico oi 

Palavras graves com o ditongo tónico oi perdem o acento. Se já não te lembras o que são palavras graves, antes de leres este artigo, vê a explicação aqui.

Antes do Novo Acordo Ortográfico Depois do Novo Acordo Ortográfico
asteróide asteroide
bóiaboia
espermatozóide espermatozoide
heróico heroico
jibóia jiboia
jóiajoia

Palavras graves que se escrevem da mesma maneira 

Palavras graves que se escrevem da mesma maneira, mas têm pronúncia e significado diferente, com vogal tónica aberta ou fechada, perdem o acento gráfico. Assim, palavras como pera e pêra passam a escrever-se, independentemente do seu significado, pera, ou seja, sem o acento circunflexo. Aliás, este tema já foi abordado na rubrica semanal E tu, andaste à escola com o Camões? nas redes sociais do blogue.

Antes do Novo Acordo Ortográfico Depois do Novo Acordo Ortográfico
párapara
pêlopelo
pêrapera

Em relação ao para ou pára, a aplicação desta regra nem sempre é cumprida.

Formas verbais que terminam em eem 

As formas verbais que terminam em eem, como é o caso de alguns tempos verbais de determinados verbos na 3.ª pessoa do plural, perdem o acento circunflexo. 

Antes do Novo Acordo Ortográfico Depois do Novo Acordo Ortográfico
creêm creem
dêem deem
descrêem descreem
lêem leem
relêem releem
revêem reveem
vêem veem

Mais alterações em verbos 

Além das alterações nas formas verbais indicadas no ponto anterior, ainda há dois verbos que sofrem alterações em mais do que uma forma verbal: arguir e redarguir.  

Antes do Novo Acordo Ortográfico Depois do Novo Acordo Ortográfico
argúisarguis
argúiargui
arguémarguem
redargúis redarguis
redargúi redargui
redargúem redarguem

Palavras em que a perda do acento gráfico é facultativa 

Há palavras cujo perda do acento é opcional, ou seja, há mais do que uma grafia possível e válida. Neste caso, torna-se ainda mais difícil conseguir uma homogeneidade no texto, principalmente se o mesmo for extenso. 

Verbo dar 

A forma verbal do presente do conjuntivo do verbo dar pode ser escrita de duas formas: demos ou dêmos. Neste caso, optaria pela segunda grafia, não só por me ser mais natural como não causa estranheza ou dúvida ao leitor. 

Formas verbais que terminam em -ámos 

Antes do Novo Acordo, a forma verbal do pretérito perfeito do indicativo na 1.ª pessoa do plural era sempre escrita com acento. Assim, usando o verbo falar como exemplo, falámos tinha sempre acento. No entanto, a utilização do acento nestes casos passa a ser facultativo. Problema: se optarmos pela escrita sem o acento, a forma verbal do pretérito perfeito do indicativo na 1.ª pessoa do plural passa a ser igual à forma verbal do presente do indicativo na 1.ª pessoa do plural. Por isso, aconselho a que, quando se estão a referir ao pretérito perfeito do indicativo, o escrevam sempre com acento. Desta maneira, é mais fácil ao leitor saber se a acção se passa no presente ou no passado. 
Repara: 

Presente do indicativo Pretérito perfeito do indicativo
Eu faloEu falei
Tu falasTu falaste
Ele falaEle falou
Nós falamosNós falámos
Vós falaisVós falastes
Eles falamEles falaram

Excepções 

Continua a haver grafias distintas nos seguintes casos: 

  • Pode (3.ª do singular do presente do indicativo do verbo poder) e pôde (3.ª do singular do pretérito perfeito do indicativo do verbo poder). 
  • Por (preposição) e pôr (verbo). 

Espero que este artigo te ajude a perceber um pouco melhor o que mudou e que, acima de tudo, te possa ajudar na escrita diária. Guarda este artigo nos favoritos para estar sempre à mão. 🤓 

PARTILHA ESTA PUBLICAÇÃO!

Deixa um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NEWSLETTER

Notícias incomuns

Por aqui, irei partilhar, em primeira mão, ou, em alguns casos, talvez em única mão, as novidades do Lugar Incomum: últimos trabalhos, artigos partilhados no blogue, esclarecimentos ou reflexões sobre assuntos relacionadas com a língua portuguesa e com os livros, e, quem sabe, alguma partilha inesperada.