Acentuação tónica e acentuação gráfica

Todas as palavras têm uma ou mais sílabas que podem ser designadas por sílabas átonas ou por sílabas tónicas. As sílabas átonas são as que pronunciamos com menor intensidade e as sílabas tónicas são as que pronunciamos com maior intensidade, ou como costumamos dizer recorrentemente, são aquelas em que abrimos as sílabas.  

Acento tónico 

O acento tónico define a sílaba que pronunciamos com maior intensidade. Há casos em que a vogal da sílaba tónica tem acento e há outros em que isso não acontece. E ainda há casos, embora não muito comuns, em que a sílaba que tem o acento não é a sílaba tónica.  Vejamos estes exemplos cuja sílaba tónica está assinalada a negrito: mesa, caneta, àquele, carro, carruagem. 

Importante: na Língua Portuguesa, o acento está na última, penúltima ou antepenúltima sílaba, ou seja, no máximo, está na primeira, na segunda ou na terceira sílaba a contar do fim.  

Palavras agudas (ou oxítonas) 

As palavras agudas são palavras em que a sílaba tónica é a última.  

Exemplos: mar, tri, Santarém, avô, floral, irmão. 

Palavras graves (ou paroxítonas) 

As palavras graves são palavras em que a sílaba tónica é a penúltima.  

Exemplos: órfão, combóio, vel, candeeiro, garrafa, mota. 

Palavras esdrúxulas (ou proparoxítonas) 

As palavras esdrúxulas são palavras em que a sílaba tónica é a antepenúltima.  

Exemplos: antepenúltima, lâmpada, blico, mico, pido, árduo.   

Acentos gráficos 

Os acentos podem ser agudos (´), graves (`) ou circunflexos (^). Os acentos agudos são aplicados na maior parte dos casos sempre na vogal da sílaba tónica, independentemente de a vogal ser aeio ou u, como por exemplo, chapéu. Os acentos graves são aplicados quando contraímos duas preposições, como, por exemplo, à (a + a), ou uma preposição e um pronome demonstrativo, como, por exemplo, àquelas. Os acentos circunflexos são aplicados na maior parte dos casos sempre na vogal da sílaba tónica, se as vogais forem ae ou o, como, por exemplo, côncavo. Nas vogais i e u, não se aplica este tipo de acento.  

Til 

O til não é um acento gráfico — é usado para assinalar a nasalidade com que se deve pronunciar determinada sílaba e pode coincidir ou não com o acento gráfico e funcionar como tal. Por exemplo, na palavra órfão, o til apenas assinala a nasalidade da última sílaba, mas não a define como sendo a sílaba tónica. Já na palavra irmão, por coincidência, o til está na sílaba tónica. 

Na Língua Portuguesa, uma palavra só pode ter um acento gráfico. Como acabamos de ver, o til não é considerado um acento gráfico, por isso, pode existir numa palavra em simultâneo com qualquer um dos acentos gráficos referidos em cima. 

Notas importantes

  • Apenas podemos ter acentos gráficos numa das três últimas sílabas. Por esse motivo, todos os advérbios de modo terminados em -mente não têm acento. Por exemplo, rápido tem acento gráfico na antepenúltima sílaba; quando transformado em advérbio de modo, fica rapidamente, logo, perde o acento gráfico. Além disso, aqui, podemos aplicar o velho truque que nos ensinaram na escola primária para tirarmos a teima quanto à sílaba tónica. Experimenta chamar o rapidamente como se ele estivesse lá bem ao longe: ó rapidameeeeeeeeeeeeeente! A acentuação está na sílaba men, logo, a palavra nunca poderia ser rápidamente.  
  • As palavras que contêm sufixos começados com z perdem o acento gráfico. Por exemplo, a palavra café; usando o diminutivo, fica cafezito, logo, perde o acento. Outro exemplo, a palavra órfão; usando o diminutivo, fica orfãozito.  
  • Outra situação em que há palavras que podem perder o acento gráfico é quando passamos de um singular para um plural. Por exemplo, a palavra júnior. Quando escrita no singular, fica júnior com acento gráfico. No entanto, se passarmos para o plural, fica juniores. Se fizermos a divisão silábica da palavra ju-ni-o-res, a sílaba ju é a quarta a contar do fim, logo, nunca poderia ter acento.  

Como vês, a divisão silábica é muito importante para nos ajudar a perceber não só como classificar as palavras em agudas, graves ou esdrúxulas como também a perceber, por exemplo, porque é que em alguns casos há palavras que passando para o plural perdem o acento.  

Espero que este artigo te seja útil e que fiques finalmente a perceber o porquê de os advérbios de modo não terem acento gráfico. Sabia que não tinha, mas nunca tinha percebido o motivo. 

PARTILHA ESTA PUBLICAÇÃO!

Deixa um comentário!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NEWSLETTER

Notícias incomuns

Por aqui, irei partilhar, em primeira mão, ou, em alguns casos, talvez em única mão, as novidades do Lugar Incomum: últimos trabalhos, artigos partilhados no blogue, esclarecimentos ou reflexões sobre assuntos relacionadas com a língua portuguesa e com os livros, e, quem sabe, alguma partilha inesperada.