Como escrever o nome das letras

Por vezes, queremos explicar algo e exemplificamos com letras. Na oralidade, não há diferença, mas e se quisermos explicar por escrito, como podemos escrever as letras? É isso que vou esclarecer neste artigo. 

Normalmente, escrevemos as letras na sua forma visual: A, B, C, e por aí fora. Este tipo de escrita das letras é mais adequado a textos científicos, mas, quando o texto é literário, deve ser escrito de uma outra forma. Na verdade, pode ser escrito em duas formas: usando a letra na sua forma visual, mas em itálico, ou escrever a letra por extenso, ou seja, tal como se lê, pois as mesmas representam fonemas (sons falados).  Podem ser escritas no singular ou no plural. A única excepção é o xis, que se mantem igual seja singular ou plural. 

Forma visualSingular por extensoPlural por extenso
AÁÁs
BBês
CCês
DDês
EÉÉs
FEfeEfes
GGê ou GuêGês ou Guês
HAgáAgás
IIIs
JJotaJotas
KCapa ou CáCapas ou Cás
LEleEles
MEmeEmes
NEneEnes
OÓÓs
PPês
QQuêQuês
RErreErres
SEsseEsses
TTês
UUUs
VVês
WDáblioDáblios
XXisXis
YÍpsilonÍpsilones
ZZês

Como podes ver, há aqui situações que em texto corrido podem causar dúvida, como o caso do Á. Por isso, aconselho a que, nesses casos, as escrevas em itálico.

As letras capa, dáblio e ípsilon só devem ser usadas em casos excepcionais. Sempre que possível, devemos usar palavras escritas em português. No entanto, há palavras que (ainda) não têm tradução para português, com é o caso de ketchup, snack, web ou windsurf. Nesse caso, devemos usar sempre as palavras em itálico.

Na comunidade científica, já se considera (ver decreto-lei), mesmo em português, que as palavras começadas por «quilo» devem ser escritas com capa, ou seja, «kilo». Assim, palavras como kilograma, kilojoule, kilocaloria e kilómetro são escritas com capa e não com quê. A alteração é recente (2020) e, a meu ver, esta regra deve aplicar-se apenas à escrita científica. Por isso, não sendo o texto científico, irei continuar a escrever estas palavras com quê. O importante mesmo é que no mesmo texto a escrita optada seja coerente. 🙃

PARTILHA ESTA PUBLICAÇÃO!

Deixa um comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

NEWSLETTER

Notícias incomuns

Por aqui, irei partilhar, em primeira mão, ou, em alguns casos, talvez em única mão, as novidades do Lugar Incomum: últimos trabalhos, artigos partilhados no blogue, esclarecimentos ou reflexões sobre assuntos relacionadas com a língua portuguesa e com os livros, e, quem sabe, alguma partilha inesperada.