Senão e se não são duas expressões quase homógrafas, ou seja, têm uma fonia semelhante e quase se escrevem de forma igual, mas, têm significados diferentes. Na oralidade, facilmente usamos estas expressões sem errar, contudo, no momento de escrever, há sempre aquela dúvida: é junto ou separado? Quando é junto? E separado? Porquê?
Há truques que nos podem ajudar a não errar, e é isso que explico neste artigo.
Senão
Saber o que significa a palavra senão é meio caminho andado para sabermos quando escrever junto ou separado, e pode haver diferentes significados, depende do contexto. Vejamos, então, os vários significados que pode ter, além de também poder ser um substantivo:
- Caso contrário
- Mas / mas sim / porém
- A não ser /mais do que
- Excepto / exceptuando / com excepção
- Apenas / só / unicamente
- Senão que
- Não só / mas também
Se não
A expressão se não escreve-se em duas palavras quando nenhum dos significados anteriores traduz o que queremos dizer ou quando podemos ter se se sim a contrapor o que estamos a dizer.
Exemplos
- Anda lá, senão chegas atrasada. (Anda lá, caso contrário, chegas atrasada.)
- Se não fores à praia, avisa. Se fores, avisa também.
- Mais ninguém levou o pensamento para esse lado senão o Zé. (Mais ninguém levou o pensamento para esse lado a não ser o Zé.)
- Vou espreitar sempre este artigo quando tiver se escrever esta expressão senão nunca sei quando é junto ou separado. (Vou espreitar sempre este artigo quando tiver se escrever esta expressão, caso contrário, nunca sei quando é junto ou separado.
- Não há bela sem senão. (Aqui, «senão» é substantivo.)
- Ele não estava bêbedo senão drogado. (Ele não estava bêbedo, apenas drogado.)
Espero ter ajudado a perceber a diferença e que nunca mais haja dúvidas. Se houver, envia-me um e-mail, uma mensagem nas redes sociais ou escreve aqui nos comentários. Se não houver, neste caso, escreve-se separado. 🙃